Saturday 24 November 2007

Ali Farka Touré



Ali Farka Touré faleceu em Março 2006. Era um dos mais carismáticos músicos e guitaristas do Mali, viu o nome dele muitas vezes associado ao de John Lee Hooker, ao ser referido como blues africano. Designações que são geralmente atribuídas, como é habitual, quando são "descobertos" por músicos conceituados. Pelo menos do lado de cá do mercado discográfico. É tudo questão de geografia e de polos magnéticos. Farka Touré era um guitarrista de respeito e as filmagens das gravações de um dos seus discos, Niafunké se não me engano, numas ruinas na paisagem árida do Mali, são insolitamente memoráveis. Com os lucros da música, conseguia alimentar a região toda. Quase. Bem, tinha uma comunidade a cargo, um bocado com Marley em Kingston. Tribais e patriarcas. O filme deu no segundo canal e no Arte Tv, uns anos atrás, se o puderem ver, não o percam.
À semelhança de Fela Kuti Anikulapo, o filho, ou os filhos, também dão que falar, Vieux Farka Touré segue os passos do pai.

Uma gravação de 11 de Maio de 1994 no Aladdin Theater em Portland, Oregon, EUA. (54 mins). Com classe.

1. Soukora
2. Gomni
3. Keito
4. Bonde
5. Goye Kur
6. Diaraby
7. Amandrai

Ali Farka Touré - Portland



Ali Farka Touré


Live performance of Ali Farka Toure featuring Afel Bocoum at the Festival in the Desert (2003), Mali. The song is called "Goye Kur".


Mali Guitar


0 comments: