Saturday 22 August 2009

RTP Notícias



Gostava de fazer uma referência aqui ao relativamente recente site da RTP Notícias, um dos meus preferidos, onde vejo as notícias de vez em quando, isto entre muitos outros. Ora quando a coisa foi para o ar, isto a poucos meses atrás, passei quase uma hora à procura do link que me levasse ao vídeo do telejornal. Eu era já um habituado do site anterior, e sabia onde as coisas estavam. A segunda vez, idem, até que, finalmente encontrei o dito link que permite visionar o jornal da noite passada. Agradecemos sem dúvida, a colocação do dito material informativo, agora não se percebe porquê que o novo site é uma aberração de tudo o que se criou em web design até agora. Se eu fosse um cidadão de terceira idade, já faltou mais para isso, que não percebesse muito de computadores e de internet, acho que nunca mais voltava ao site de tanto desespero.

O que acho impressionante é o número de links que se encontram na primeira página. Tem para começar duas barras no topo da página, onde aparecem em cada secção um menu com mais links a, em alguns casos, mais de dez outros que também se sub-dividem em mais secções, e isto só no topo. Multiplicando os primeiros, não tenho paciência para contá-los todos, chega-se muito rapidamente à centena, e por alto deve ter mais de mil. Só nos menus. Porque faltam os links directos que se encontram por debaixo que nos levam alegremente para outras secções, e mais sub-secções, e mais páginas, e mais actividades e passatempos para nos entreter como se não bastasse descobrir onde nos leva toda esta porcaria.

O que me assusta um bocado é que se paga para estas coisas, e não quero saber quanto porque ainda estamos em plena recessão. Ainda mais aterrorizado fico quando penso no trabalho que isto não deu, pelo menos podem-se gabar de ter alimentado três quartos dos web designers e dos técnicos de linguagens da Internet, da zona de Lisboa e talvez mais, durante seis ou sete meses. E há quem diga que não se trabalha em Portugal.

Vi várias vezes em vários sítios que os grandes Gurus da Net estipularam que um site não devia conter mais de sete links, e que era o limite que uma pessoa normal podia absorver sem ficar ultrapassada. Será essa um regra das mais básicas? Onde terá a RTP desencantados estes génios do web design e do planeamento de sites?

Fica um passatempo para vocês curtirem se disporem de várias horas livres: vejam lá se encontram o último telejornal, têm até ao Natal.

RTP Notícias

0 comments: